Mãe Rainha
A devoção a Nossa Senhora de Schoenstatt se iniciou em 18 de outubro de 1914. Inspirado por Deus, o padre José Kentenich convidou seus alunos do Seminário de Schoenstatt, na Alemanha, a rezarem a Maria e a fazerem sacrifícios em sua intenção, especialmente pela educação. O objetivo era transformar a pequena capela local em um santuário de graças, que se tornaria o centro de um movimento mundial de renovação. O foco dessa missão é a educação do “homem novo” e a construção de uma nova sociedade.
Em nossa paróquia trata-se do movimento devocional dedicado à Mãe, Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, como forma de gratidão e reconhecimento pela importância da Santa Mãe de Deus na vida da comunidade.
O quadro da Mãe, Rainha Três Vezes Admirável foi entronizado em 19 de abril de 1915, no Santuário Original de Schoenstatt, na Alemanha, por um grupo de jovens e o Pe. José Kentenich. O quadro, pintado por Luigi Cróssio, foi adquirido por um professor e agradou aos jovens.
O Santuário Original, localizado no bairro de Schoenstatt em Vallendar, se tornou o ponto de partida para a devoção, que se espalhou durante a Segunda Guerra Mundial, levando à construção de santuários idênticos pelo mundo. A decisão de construir novos santuários é baseada na vivência da fé e na autorização da Presidência Nacional da Família de Schoenstatt.
O título, separado em partes, tem o seguinte significado:
- Mãe: Maria é a mãe do Salvador e foi dada a nós por Jesus na cruz, sendo a mãe da Igreja e de cada um dos fiéis.
- Rainha: Maria, concebida sem pecado e coroada no céu, é celebrada como rainha em Schoenstatt, reconhecendo sua intercessão nas obras divinas. A primeira coroação ocorreu em 1939, em meio à perseguição do Nacional Socialismo.
- Vencedora: Baseado em Gênesis 3,15, este título representa a vitória de Maria sobre o mal. A história do Movimento de Schoenstatt comprova que, apesar das perseguições, a fé e o movimento se fortaleceram.
- Três Vezes Admirável: O termo vem de um sacerdote jesuíta do século XVII, Jakob Rem, que pediu para que o título “Mãe Admirável” fosse repetido três vezes. O Pe. Kentenich assumiu este título, atribuindo-o à Maria por ser Mãe de Deus, do Redentor e dos remidos.
- De Schoenstatt: A devoção se originou em um bairro de Vallendar, na Alemanha, que significa “belo lugar”. A partir da “Aliança de Amor” feita por Pe. Kentenich e os jovens em 1914, o local se tornou um centro de peregrinação.
Objetivo:
Fazer circular durante 30 dias na comunidade a capela com a imagem de Nossa Senhora, de forma a divulgar a sua devoção, levando-a às casas da comunidade paroquial.
Coordenação:
- Leila (61) 98128-8804
- E-mail: maerainha.psjpii.mr@gmail.com