Vicentinos

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é um movimento de leigos católicos fundado no ano de 1833, na França, por Antônio Frederico Ozanam e seus companheiros. Nós somos chamados de Vicentinos.

Quem somos: A SSVP está organizada em Conferências – como a Conferência São Francisco de Assis, da paróquia São João Paulo II. No mundo há mais de 70 mil Conferências Vicentinas espalhadas por 150 países, com cerca de 800 mil membros atendendo 30 milhões de pessoas carentes. A primeira Conferência brasileira foi fundada em 1872 (mais de 150 anos atrás!) no Rio de Janeiro. É a Conferência São José, que funciona ainda hoje! Hoje são cerca de 153 mil vicentinos brasileiros, organizados em 20 mil Conferências, fazendo um trabalho de promoção com aproximadamente 74 mil famílias.

Objetivo do Movimento: A SSVP procura encontrar formas de promoção das pessoas que ajuda. Isso significa que a obra dos vicentinos visa tornar as pessoas independentes e produtivas. Com o contato semanal, é possível atingir esse resultado. Além disso, nossa atuação é como uma Rede de Caridade, pois estamos em contato com outras Conferência para realização de trabalhos conjuntos. Nossa ação abrange qualquer forma de ajuda, tendo em vista aliviar o sofrimento ou a miséria e promover a dignidade e integridade do homem em todas as suas dimensões, ou seja, tornar as pessoas independentes e produtivas.

Serviços do Movimento: Nossa ação principal consiste em visitas semanais às famílias assistidas para acompanhamentos de suas necessidades, físicas, psíquicas e espirituais. Mensalmente, levamos cestas básicas com alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal e limpeza. Em todos os contatos com os pobres, rezamos e partilhamos o Evangelho enfatizando sua aplicação concreta na vida. Quando necessário, atuamos em situações emergenciais provendo alimentos, roupas e remédios para pessoas em apuros, além de procurar encontrar formas de promoção dessas pessoas.

Contato: 

  • Nelson (61) 99997-7601 (coordenador)
  • E-mail: vicentinos.psjpii@gmail.com

Reuniões: As Reuniões do Vicentinos ocorrem todas as quartas-feiras, às 20h, no Centro Catequético da Paróquia São João Paulo II.

Como somos

0

Comunidades Beneficiadas

0

Famílias Assistidas

0

Pessoas Assistidas

0

Membros da Conferência