Liturgia

A Pastoral da Liturgia da Paróquia São João Paulo II, por meio da participação de seus representantes, ocupa-se da organização da Liturgia e em especial da proclamação da Palavra do Senhor à comunidade nas missas, celebrações, horas santas, procissões, celebrações catequéticas, dentre outras; sob a orientação de nosso Pároco.

As participações dos membros nas celebrações são definidas por meio de uma escala mensal, condicionada à disponibilidade de cada um para o serviço litúrgico.

Uma das principais tarefas desta pastoral é a definição da equipe responsável pelo serviço e a preparação das celebrações, para que não haja possibilidade de improvisação nas celebrações, visto que quando bem conduzidos, tais eventos reforçam o caráter litúrgico e pedagógico da pregação.

A Pastoral tem como missão animar e coordenar a caminhada litúrgico-pastoral da paróquia, suscitando ministérios litúrgicos de acordo com as necessidades da comunidade.

Uma equipe organizada, funcional, treinada, capaz e responsável reflete o nível de disciplina e comprometimento de seus membros. A liturgia agregada ao comprometimento das pessoas com os ritos sacros incentiva a comunidade à plena vivência do Mistério Pascal de Cristo.

A Pastoral Litúrgica organiza-se tendo como referência os momentos fortes do Ano Litúrgico, festas dos padroeiros, acontecimentos importantes da história da comunidade, celebração dos sacramentos, privilegiando o domingo como dia da Ressurreição, da Palavra, da Eucaristia e da comunidade.

 

O que é a Pastoral da Liturgia

Pastoral da Liturgia é o serviço realizado por uma equipe de membros voluntários com vistas à organização da liturgia nas missas e demais celebrações da Paróquia, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais.

 

Objetivo da Pastoral

Proceder com as leituras nas missas, celebrações e eventos da Paróquia São João Paulo II, com a organização de grupos de leitores para a transmissão da Palavra de Deus, de modo claro e eficiente, à toda a comunidade.

 

Como faço para participar da Pastoral?

Caso seu coração tenha sido tocado e você tenha recebido um chamado para o serviço pastoral em prol da Igreja e da comunidade, saiba que estamos esperando pelo seu contato.

Fale conosco pelos telefones abaixo, pelo e-mail da pastoral, ou ainda, caso preferir, deixe seu contato na Secretaria da Paróquia que retornaremos com mais detalhes sobre o serviço.

Outra opção é o contato diretamente conosco nas missas e celebrações da Paróquia, de terça a domingo às 19hs e no domingo também às 8h. Ficamos posicionados do lado esquerdo do presbitério, junto à equipe de música.

Quando ocorrem as reuniões da Pastoral?

Os encontros dos participantes ocorrem mensalmente, na última quinta-feira do mês, logo após a Santa Missa (em torno de 20hs), no Centro Pastoral da Paróquia São João Paulo II.

Venha você também descobrir que “há mais alegria em dar do que receber” (Atos dos Apóstolos 20, 35).