Páscoa
O termo vem significar passagem. Na cultura judaica, por exemplo, se comemorava a libertação do povo hebreu do Egito, passando pelo Mar Vermelho (Ex. 12, 1-13) e também a festa da colheita.
Para nós cristãos, esta celebração anual da Páscoa, que tem o ponto culminante na Vigília do Sábado Santo, vai ter um outro grande sentido, que é o acontecimento salvífico por meio de Cristo que sofreu, morreu e ressuscitou para dar-nos a vida.
É por isto que todos nós participamos neste Seu grande Mistério da passagem da morte, que vem como consequência do pecado, à Vida, como prova de Seu amor por toda a humanidade. Podemos dizer que Deus envolveu todos os povos em Seu projeto salvador e de forma gratuita.
Sendo assim, a Páscoa nos dá uma perspectiva de uma vida futura, uma esperança por meio da fé que é dom de Deus, e que se concretiza no Amor, para que todos sejamos como irmãos e caminhemos guiados por esta Luz que é Cristo Jesus e que brilha em nosso meio, fazendo-nos todos criaturas novas em nosso Batismo.
Portanto, desejo que todos nós saiamos de nossos calvários e sepulcros, libertemo-nos do mal e nos conduzamos à alegria do Cristo Vitorioso.
Uma Feliz Páscoa à toda comunidade paroquial São João Paulo II.
Fraternalmente em Cristo!
Pe. Edvaldo Batalha