Tempo do Advento
Mensagem para o Tempo do Advento.
Pe Dr. E. Batalha
O termo “Avento” se origina do Latim com o significado “Vinda”, “aproximação”, “chegada”. E com o Advento se inicia sempre um outro ciclo litúrgico, ano litúrgico e neste caso de agora o ano “C” tendo como proposta de meditação o Evangelho de São Lucas.
No Advento temos a proposta de uma preparação mais efetiva para a festa cristã do natal nascimento do salvador e sua vinda gloriosa estas são as duas fontes da verdade que fundamentam a fé cristã, o nascimento do salvador em Belém e sua segunda vinda a “parusia”.
Neste tempo do Advento que consta de quatro semanas temos a divisão de duas formas ou dois momentos: neste primeiro que vai até ao dia 16 de Dezembro em que a igreja nos convida nestes dois domingos a essa reflexão sobre a segunda vinda de Jesus sua vinda gloriosa, do dia 17 em diante é a preparação para o nascimento do Salvador, o Natal. Por isso como o natal recorda o nascimento do salvador então o advento vem como tempo de reflexão para todos nós cristãos assim como era também para o povo de Israel. Nos evangelhos Sinóticos nos é proposto o tema da vigilância como espera do Messias que vem, por isso, estar preparado significa atenção ao mistério de Deus, pois saber qual o momento da vinda do Salvado certamente não contribuiria em nada para o reino e assim sendo, é muito importante que o homem participe deste mistério também por meio da reflexão, “preparai os caminhos do senhor endireitai suas veredas” Mc. 1,3. O que significa tudo isto para nós? Com certeza é um chamado à nossa conversão e à vida de santidade. E porque nos é exigida conversão? Porque o Pai nos ama e nos convida a participar de seu mistério na pessoa de filho. O pai que ama o filho quer o melhor para ele e Deus nos ama e exatamente porque nos ama nos chama à conversão e a vida de santidade independentemente de nossas fraquezas e dos nossos pecado, porém, não poderemos cruzar nossos braços e acomodar-nos, mas, é preciso que também façamos nosso esforço diário através do nosso contato com os ensinamentos da lei de Deus, com nossa fé profunda e com nossa oração diária.
A primeira vinda do Cristo já garante sua segunda vinda que é o complemento do grande mistério divino por isso o profeta Isaias quando fala: “ transformais todos os meus montes em caminhos e as minhas veredas serão implementadas” Is.49,11 de fato está a fazer referencia a essa conversão que devemos buscar com base no projeto de Deus. Portanto o Advento é também tempo de esperança.
O natal como tempo do nascimento do senhor nos convida à generosidade que já manifestamos de forma natural nos nossos relacionamentos com o próximo com familiares, mas é algo muito mais profundo, não mergulhemos nessa superficialidade de fazer o papel de bonzinhos algo muito típico deste tempo, mas procuremos de fato abri-nos a este projeto de Deus que nos convida realmente a conversão lembrando-nos de que Deus já nos deu tantos sinais de esperança para um novo anos que se aproxima, que façamos novos caminhos em meio aos desafios e contradições que o dia a dia nos impõe sem nos deixar enfraquecer com os desânimos devido aos sofrimentos e decepções.
Na época do nascimento de Jesus o mundo vivia sem conflitos sem guerras pois o império romano garantia a paz no universo chamava-se “pax romana”, paz imposta pela força o império mas de algum modo não correspondia à realidade certamente como nos tempos de hoje que se vive uma falsa realidade de paz principalmente aqui para nós na América Latina, no oriente médio, e que não é apenas uma guerra constante só das armas mas uma guerra de princípios morais, do materialismo e comercial e que tantas vezes nos ilude e tira nossa atenção do verdadeiro sentido do natal do Senhor, portanto procuremos não nos deixar enganar por tantas falsas ideologias e falso ensinamentos e doutrinamento que nos confundem as ideias. Deixemos com que o menino Jesus renasça em nossos corações e renovemos nossas esperanças no projeto de Deus e que este ano que se iniciará possa ser também um ano de muitas graças para todos os brasileiros, que o Espirito Santo de Deus abençoe a todos nós nesta grande nação e de modo especial nossa comunidade paroquial , as famílias, as crianças, os idosos e todo o povo que sofre. Deus Abençoe a todos!
Um feliz Natal a Todos e um bom ano de 2019!
Pe Dr. E. Batalha